Cachoeiro de Itapemirim já conhece suas sete maravilhas. Por meio do Projeto “Eu amo Cachoeiro e suas sete Maravilhas”, apresentado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ASCICI) ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o projeto está em fases finais, concluindo a seleção das sete atrações que farão parte de um novo itinerário turístico.
Na primeira etapa da indicação, 1.582 pessoas participaram, podendo sugerir até três locais turísticos, entre patrimônios naturais e arquitetônicos. A votação esteve disponível, no site oficial da Prefeitura de Cachoeiro, e promovida a publicação na rede social da Acisci, em que os participantes puderam escolher entre 15 opções previamente sugeridas.
As Sete Maravilhas eleitas foram: a Pedra da Penha, o Itabira, as igrejas Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora da Consolação, a Catedral de São Pedro, além da Cachoeira Alta e da Rampa do Mirante.
A cerimônia de anúncio dos vencedores, que está prevista para ocorrer no próximo mês de novembro, será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci). Além disso, as maravilhas eleitas também serão promovidas em materiais turísticos durante a campanha de Natal, ajudando a impulsionar o turismo local.
“A Acisci celebra este projeto, que visa engajar a população e valorizar os atrativos turísticos, fortalecendo a identidade local, o pertencimento e promovendo o turismo e o empreendedorismo sustentável”, afirma Ruberval Rocha, presidente da Acisci.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, a iniciativa visa valorizar os principais atrativos do município, fortalecendo a conexão da população com a cidade e estimulando o desenvolvimento turístico e econômico. “É uma forma de darmos ainda mais destaque a esses locais, que marcam a história do município e da nossa identidade como cachoeirenses”, afirma.